COMO SE INSCREVER NO FIES 2019 →【APRENDA AGORA】

O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil que tem como agente operador o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE que foi criado pelo Ministério da Educação – MEC para financiar o pagamento das mensalidades de alunos de baixa renda e condições especiais selecionados em cursos de graduação em instituições de ensino privadas participantes do programa.

Portanto, se você está em busca de uma boa oportunidade de ingresso em uma Universidade de Ensino Superior de qualidade, saiba que o Fundo de Financiamento Estudantil poderá ser a oportunidade perfeita. São milhares de jovens de baixa renda beneficiados anualmente pelo programa.

Abaixo você verá todas as informações a respeito de como realizar a sua inscrição Fies. Acompanhe!!

FIES 2019

O financiamento através do FIES 2019 pode ser requerido pelo interessado tanto no início do curso como em durante sua realização a qualquer tempo e funciona assim:

COMO SE INSCREVER NO FIES 2019


1. O interessado participa de um processo de seleção com critério de seleção baseado em sua nota do ENEM – Exame nacional do Ensino Médio.


2. O beneficiado irá pagar parcelas trimestrais referentes aos juros incidentes sobre o valor financiado. Hoje, na casa de 3,4% ao ano.


3. Após a formatura começa a “fase de carência” ainda com cobrança trimestral dos juros. É um prazo dado para que o formado consiga um emprego.


4. Após o término desse prazo do Fies 2019 inscrições o beneficiário terá vários anos para quitar o débito. Esse prazo varia conforme a duração do curso financiado, a mensalidade, a renda do estudante e o valor financiado.


Os valores fixados para as parcelas são conhecidos no ato da assinatura do contrato de financiamento entre o benificiário e o agente financeiro.

São duas as modalidades de financiamento:

Modalidade FIES:

  • Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Juros Zero e correção pela inflação;
  • Prestação máxima correspondente a 10% da renda familiar.

Modalidade P-FIES:

  • Renda familiar mensal superior a três e no máximo cinco salários mínimos por pessoa;
  • Juros estipulados e acordados diretamente com o banco financiador.

Quem pode se inscrever no FIES 2019

Nas inscrições para o FIES 2019 podem participar os estudantes que possuem o certificado de conclusão do ensino médio e que não tenham se formado em nenhuma faculdade e tiverem participado de uma das edições de ENEM do ano de 2010 para cá, com média mínima de 450 pontos e nota superior a zero em redação.

Além dessas exigências, por ser exclusivamente voltado para estudantes que não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades e demais despesas de um curso de graduação superior, somente tem direito ao financiamento os pretendentes que comprovarem enquadramento de renda familiar em uma das duas modalidades estipuladas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação:


FIES – Renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos;


P-FIES – Renda familiar bruta por pessoa superior a três salários e inferior ou igual a cinco salários mínimos.


Como se inscrever no FIES 2019

As inscrições do FIES 2019 podem ser feita duas vezes ao ano, assim que terminar o processo seletivo para o PROUNI – Programa Universidade para Todos pelo site do FIES.

Todas as vagas oferecidas são de cursos de faculdades e universidades com avaliação positiva do MEC que são disponibilizadas para consulta à época das inscrições no site do FIES Seleção.

COMO SE INSCREVER NO FIES 2019

O candidato selecionado para receber o financiamento precisa saber como se inscrever no FIES 2019, aprenda seguindo os seguintes passos:


Passo 1. Acessar o sistema de seleção do FIES (sisfiesportal.mec.gov.br/)  FIES Seleção e preencher o cadastro com os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Número do Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Data de nascimento;
  • Endereço válido de e-mail;
  • Senha de sua própria escolha que será a chave de acesso para realizar as demais etapas da inscrição.

Passo 2. Após receber o e-mail de confirmação o candidato deve acessar novamente o site “FIES Seleção” e validar sua inscrição preenchendo seus dados pessoais, do curso e da instituição de ensino pretendida.


Passo 3. O candidato ao financiamento pré-selecionado deve efetivar sua inscrição no sisFIES no período máximo de cinco dias corridos a partir da divulgação do resultado, prestando as informações do financiamento desejado.


Passo 4. Em seguida, precisará confirmar suas informações junto a CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento na faculdade ou universidade para qual foi selecionado em até dez dias após a efetivação da inscrição.


Passo 5. O candidato tem o prazo de dez dias corridos para comparecer a um dos agentes financeiros do FIES acompanhado de seu fiador, quando solicitado, para efetivar a contratação do financiamento.


Os atuais Agentes Financeiros do Fundo de Financiamento Estudantil são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. O beneficiário pode escolher o banco e a agência de sua preferência.

Como cancelar o Financiamento do Fies

Como sabemos, o Fundo de Financiamento Estudantil beneficia a vida de muitos estudantes, afinal, ele facilita o ingresso em instituições privadas de ensino superior. Mas existem situações em que os planos de estudo mudam e o aluno precisa desistir deste crédito. Portanto, se você se encontra nesta situação, este tópico será de grande ajuda!


  • Solicitação do cancelamento Fies pela Internet

Primeiramente, para cancelar o financiamento do Fies o estudante deverá fazer uma solicitação no site do SisFies. Basta acessar o site e realizar o seu login com seu CPF, senha e código de verificação. Lembrando que este procedimento só pode ser feito entre os dias 01 e 15 de cada mês, com exceção de junho e dezembro, pois o cancelamento não está disponível no sistema.

Depois de ter feito o login, busque pela opção “Aditamentos Disponíveis”. Abaixo terá a opção “Encerramento”. Depois de ter clicado, abaixo de “Referências” será exibida uma tela com o semestre disponível. Basta clicar.


  • Selecione a forma de pagamento

O próximo passo após selecionar o semestre, será o de selecionar o pamento. É importante ter atenção na opção de como pagar o Fies cancelado, pois você deverá escolher a alternativa que mais se adeque às suas condições financeiras no momento.

As opções são as seguintes:

Liquidar o saldo devedor no ato do cancelamento – Opção para quem tem dinheiro em conta. Será feito o pagamento integral do pagamento assim que o Termo de Encerramento do contrato com o banco for assinado. O vínculo será encerrado imediatamente depois da dívida ser quitada.

Permanecer na fase de utilização – Boa opção para o estudante que pretende permanecer na faculdade, porém sem o auxílio do benefício do Fies. Nesta situação, o valor a ser pago respeitará o prazo conforme consta no contrato.

Com isto, as fases de carência e amortização continuam e o estudante precisará pagar parcelas trimestrais no valor de R$ 50,00. Depois, será necessário quitar os outros 18 meses de carência, os quais possuem parcelas de R$ 150,00. Para finalizar, restarão apenas as parcelas da fase de amortização, estas que compreendem valores maiores e fixos.

Antecipar a fase de carência – Ao selecionar esta opção, o estudante começa pagando as parcelas trimestrais um mês após ter assinado o Termo de Encerramento do Fies. Esta é uma boa alternativa para quem deseja quitar mais rapidamente o saldo devedor, afinal, não será preciso esperar o período de 18 meses de carência até iniciar o pagamento.

Antecipar a fase de amortização – Nesta opção, o estudante pode parcelar o valor total do contrato com o Fies. Com ela o prazo de pagamento é aumentado, pois ao antecipar a fase de amortização, o aluno terá um prazo de 3 vezes o período usado no financiamento, mais o acréscimo de 1 ano.


  • Dirigir-se ao banco onde realizou o financiamento

Após a confirmação do cancelamento do contrato, uma tela surgirá em seu computador mostrando um prazo que você terá para dirigir-se até a instituição financeira em que foi assinado o contrato. Lembre-se de estar com o seu fiador, pois ele também deverá assinar o Termo de Encerramento.

Pronto! Seguindo os passos ensinados acima, o seu cancelamento do Fies será encerrado corretamente.


Você quer fazer uma faculdade para depois de formado conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho e se encaixa em uma das modalidades de financiamento do FIES.

Então, você também está habilitado para participar do processo de seleção do SISU e do PROUNI. Sendo assim, tente o SISU, depois o PROUNI e deixe para fazer sua inscrição no FIES caso não seja selecionado em nenhum desses dois programas.

O processo é muito simples, mas caso tenha alguma dúvida relacionada sobre como se inscrever FIES 2019 deixe seu comentário abaixo que iremos te responder logo em breve.

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *