FIES 2019 INSCRIÇÕES →【CONFIRA O PASSO A PASSO】

Para quem tem o sonho de entrar e cursar um ensino superior, uma das oportunidades é através do FIES 2019 inscrições. Através dele você pode dar entrada em qualquer curso e qualquer instituição credenciada, sendo possível saber sobre no site oficial.

São milhares de instituições espalhadas por todo o país e que oferecem vagas duas vezes no ano. Vamos aqui falar sobre como se inscrever no Fies 2019 e o passo a passo para que inicie sua trajetória.

As condições para a participação e inscrição Fies serão também listadas aqui, para que você não fique sem nenhum detalhe.

FIES 2019

A cada início de semestre letivo o FIES abre novas vagas para que pessoas possam participar, através das universidades credenciadas. Você pode selecionar qualquer curso ou instituição, desde que ela seja participante do programa de credenciamento.

Como o próprio nome diz, o Financiamento Estudantil vai pagar parte ou a totalidade das mensalidades, sendo que você devolve o dinheiro depois de formado. De maneira geral, as inscrições do Fies 2019 realizam o pagamento das mensalidades como um financiamento, o qual você precisa devolver depois.

FIES 2019 INSCRIÇÕES

Existem as porcentagens de financiamento, que vai depender da condição atual e do quanto você pode pagar. Em geral são dois anos de prazo, até que você saia da faculdade e tenha condições de realizar o pagamento.

Ter algum resultado do Enem, de preferência o mais atual é uma das formas de se conseguir acessar o financiamento.

São três modalidades de financiamento:


Modalidade I: São vagas para todo o Brasil para candidatos com renda até três salários mínimos. Taxas de juros não são aplicadas.


Modalidade II: Para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os candidatos devem ter renda familiar até 5 salários mínimos. Taxas de juro variáveis.


Modalidade III: Vagas para todo o Brasil com renda até cinco salários mínimos. E taxa de juros variável.


Como dito anteriormente é possível fazer a solicitação para 100% do financiamento, desde que a mensalidade não seja superior a 5 mil reais. Para a liberação ou inscrição em qualquer uma das modalidades, o próprio FIES faz o cálculo, levando em conta uma série de fatores.

A renda familiar bruta, a possibilidade de pagamento de mensalidade e o quanto pode afetar no rendimento, são exemplos de fatores observados. O cálculo final é complexo e feito eletronicamente. Caso não seja aprovado em uma das modalidades, é indicada outra para o estudante.

Requisitos para FIES 2019 Inscrições

Podem solicitar o FIES 2019, estudantes que não tenham condições para cobrir o pagamento mensal do curso. Para isso é preciso que o solicitador esteja com avaliação positiva no SINAES “Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior”, no qual é oferecido pela própria instituição de ensino superior participantes do programa.

Para pode participar e dar entrada no FIES 2019, o candidato precisa:

  • Ter renda per capita de até 5 salários mínimos;
  • Ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010 e ter tirado no mínimo 450 pontos.

Podem participar candidatos graduados e não graduados. Estudantes que possuem PROUNI também podem financiar o restante da mensalidade. Porém existem pessoas que não podem fazer as inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil caso:

  • Matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
  • Que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;
  • Inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • Cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento);
  • Cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 20 salários mínimos.

FIES 2019 Inscrições

O processo de seleção do FIES é muito mais complexo que dos outros programas oferecidos pelo governo. São 4 etapas: a pré-seleção, inscrição, validação e contratação. Cada uma delas corresponde a uma atividade específica.


Pré-seleção: Na pré-seleção o candidato se cadastra com seus dados pessoais e faz a escolha do curso e instituição. Caso aprovado, ele deverá acessar o SisFies e continuar o cadastro, mas neste momento com as informações do fiador.


Comprovação de renda: Além disso, são exigidos alguns documentos que comprovem a renda do participante, que deverão também ser apresentados. Na parte de validação das informações o candidato se dirige até à instituição escolhida e entrega os documentos para que sejam avaliados.

Lá terão alguns especialistas para comprovar todas as informações indicadas no momento da inscrição. Caso aprovado, o estudante pode dar entrada no processo de financiamento junto ao fiador em um banco que tenha sido escolhido.


Fiador: Algumas modalidades permitem o acesso ao financiamento sem o fiador o que pode ser de grande ajuda para alguns candidatos. Como um bom processo seletivo, ele também possui nota de corte que é atualizada diariamente.


Matricula: Assim, ao participar, você precisa estar atento também ao cronograma com as datas para entregas de documentos e matrícula. Caso a pessoa selecionada não compareça no período designado, outras pessoas vão sendo chamadas para compor o quadro.


FIES 2019 INSCRIÇÕES

Isso é feito até que todas as vagas sejam preenchidas. Portanto, se não foi aprovado em um primeiro momento, não perca as esperanças. As inscrições para o Fies 2019  são formas de entrada no ensino superior e, apesar das dificuldades é uma importante ferramenta.

Se você tem interesse em participar deste programa, acesse o site oficial e tenha mais detalhes de como é feito o processo seletivo. Vale lembrar que é neste portal que estão indicados os cronogramas para inscrição, bem como a disposição das listas de aprovados.

Caso tenha sido aprovado, siga estritamente o cronograma e as indicações, para não perder a oportunidade. Caso não, mantenha suas esperanças, no decorrer do processo você pode ser chamado a qualquer momento.

Aditamento FIES 2019

FIES 2019 INSCRIÇÕES

Todo o semestre os estudantes de faculdades particulares que necessitam do Fundo de Financiamento Estudantil precisam renovar o contrato obrigatoriamente. Aditamento tem o principal objetivo de fiscalizar e dizer dizer ao Ministério da Educação (MEC) se o seu financiamento estar em ordem com a pagamento da instituição.

É de suma importância que os estudantes fiquem sempre atento a esse requisito.

O estudante que estuda em uma universidade particular por meio do Fundo de Financiamento Estudantil, poderá começar a pagar o programa desde quando estiver estudando depende muito da bolsa que ele pegue. Desta forma, o estudante precisa pagar o valor referente ao juros do financiamento estudantil.

O estudante que consegue o FIES 2019 poderá realizar dois tipos de pagamento. Confira:


Parcelas trimestrais: São referentes aos juros do financiamento e têm o valor máximo definido no edital de cada edição. Essas parcelas devem ser pagas durante todo o curso financiado e até um ano e meio após a formatura.


Parcelas mensais: Os estudantes começam a pagar as parcelas após a formatura e o valor vai depender de fatores como:

  • Duração do curso financiado;
  • Mensalidade;
  • Renda do estudante;
  • Valor financiado.

É importante ressaltar que cada contrato é único e se caso você seja selecionado para o Fies 2019, você terá acesso a todos os valores exatos do Programa.

Este processo de aditamento deve ser feito no site do sisFies, antes ele passa por uma supervisão de acompanhamento o qual a comissão é chamada de (CPSA), que é realizado através da instituição de ensino que o estudante está matriculado, após esse processo o candidato deverá informar sua situação, e se já foi realizado o seu aditamento.

Se tiver dúvidas relacionada ao FIES 2019 inscrições basta deixar seu questionamento abaixo que iremos te responder com todo prazer!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *