FIES 2019 → Inscrição, Aditamento, Boleto Caixa – (ACESSE)

Um desejo que muitos estudantes brasileiros que estão concluindo o ensino médio têm em comum é o de conseguir ingressar em uma boa instituição de ensino superior, e o Fies seleção 2019 veio para facilitar o acesso destes jovens. Por isto é muito importante se preparar com antecedência para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio.

Esta é uma prova do Ministério da Educação aplicada todos os anos com o objetivo de avaliar os conhecimentos e competências dos estudantes que estão cursando o terceiro ano, seja em escolas de rede pública ou privada de ensino. Sem o Enem não é possível conseguir o auxílio concedido pelo Fundo de Financiamento Estudantil.

Elaboramos o conteúdo abaixo com o intuito de ajudar os jovens que desejam conhecer mais a respeito do Fies, portanto continue acompanhando o texto a seguir e entenda como funciona, como se inscrever e como consultar o resultado do programa. Vamos lá!

Entenda como funciona o FIES 2019

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2019) é um programa do Governo Federal que fornece crédito aos estudantes para que eles quitem o valor da mensalidade de seus estudos na instituição de ensino escolhida.

FIES 2019

Todos os anos são realizados dois processos seletivos e para participar do mesmo é necessário primeiro realizar a inscrição no sistema eletrônico do Fies.

As vantagens para quem resolve aderir ao Financiamento Estudantil são muitas e entre elas estão a baixas taxas de juros, o período de carência e o prazo para quitação da dívida. Quer saber o que é preciso para conseguir o financiamento estudantil? Confira logo abaixo.

Requisitos para participar do FIES

Para participar basta estar matriculado em alguma universidade particular;
Você só começa a pagar o financiamento 18 (dezoito) meses depois da conclusão do curso. Além disso, é preciso atender a dois requisitos básicos:


01. Estar matriculado em uma instituição particular de ensino superior de maneira formal ou por bolsa de estudos;


02.Ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem (sendo esse ultimo o mais importante).


E após a validação das informações (dos seus dados e os do financiamento) você deve confirmar a contratação o mesmo em até 3 (três) dias úteis, também na instituição de ensino, munido de todos os documentos necessários, e com o seu fiador, caso seja o caso, no agente financeiro escolhido pelo estudante durante o processo de inscrição.

Inscrição FIES 2019

As datas para realizar inscrição FIES 2019 serão informadas pelo MEC através de Edital. Antes da inscrição os estudantes universitários devem realizar um cadastro no Fies Seleção informando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento.

Vale lembrar que, para efetuar as inscrições FIES seleção 2019 você precisa estar matriculado em uma instituição de ensino, como já dissemos logo acima. Veja os passos abaixo para você aprender a se inscrever sem dificuldades:

FIES 2019


Passo 01. O procedimento é feito diretamente através do SisFies (Sistema de Seleção do FIES), http://sisfiesportal.mec.gov.br, um sistema online no qual você informará os seus dados para conseguir um login e uma senha de acesso.


Passo 02. Com o login e senha definidos você precisará informar os dados necessários (informações pessoais, informações sobre o curso e a instituição) para se inscrever.


Passo 03. Depois de informar esses dados você deve confirmar a sua inscrição em um período de até 5 (cinco) dias corridos a partir da divulgação da data da pré-seleção e informar os dados necessários para a confirmação do financiamento.


Passo 04. Concluída a inscrição no SisFIES, você terá que validar a informação dada na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua própria instituição de ensino, durante os próximos 10 (dez) dias corridos.


Se você tem dúvidas sobre como solicitar o aditamento Fies 2019 saiba que o tópico abaixo será de grande ajuda, pois irá mostrar como e onde fazer o procedimento de maneira rápida e fácil.

Aditamento FIES 2019

O Fies Aditamento  nada mais é que a renovação do financiamento do Fies, procedimento que deve ser feito mensalmente pelos estudantes cadastrados no programa. A renovação serve para alegar que o aluno continua sob situação regular na instituição de ensino na qual solicitou o financiamento do programa.

FIES 2019

Assim como na inscrição, o aditamento do Fies deve ser solicitado através do site do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), e a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição é a responsável por solicitar a renovação do contrato.

É importante saber que existe dois tipos de renovações:

  • Aditamento Simplificado
  • Aditamento Não Simplificado

FIES FINANCIAMENTO

É importante saber que o percentual mínimo de financiamento é de 10%, além de variar de acordo com a renda de cada candidato e o valor da mensalidade do curso.

O benefício do financiamento só é possível para os cursos de graduação presencial, não é válido para cursos com modalidade a distância (EaD). Também não é possível para o aluno pleitear o financiamento para mais de um curso de graduação ao mesmo tempo.

Caso você tenha sido utilizado o FIES uma vez, o governo dá a oportunidade de se beneficiar novamente do programa, desde que você esteja formado e não esteja em situação de inadimplência das parcelas de amortização do financiamento.

Em relação a contratação do financiamento. As instituições financeiras que trabalham como agentes são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

O candidato e o seu Fiador terão um prazo de até dez dias (contados a partir do terceiro dia útil após a validação da sua inscrição pela CPSA), para se direcionar ao agente financeiro escolhido ainda no ato da sua inscrição no SisFIES e assim formalizar a contratação do seu financiamento.

Em relação ao valor a ser pago pelo aluno para ter o beneficio, este será determinado a cada ano, respeitando o limite de pagamento da faixa salarial de cada um, ou seja, as famílias com renda familiar menor pagarão um valor menor nas parcelas, independentemente do curso financiado. Lembrando que a taxa de juros do Fies é de 6,5% ao ano para todos os cursos!

Ficam em situação de dispensa da exigência de fiador os alunos bolsistas parciais do ProUni, os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que possuam renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e que tenham optado pelo FG-FIES (Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo).

Boleto FIES 2019

Em situação de extravia ou perda do boleto Fies 2019, é preciso que o estudante solicite a segunda via do documento o mais rápido possível. E se você não sabe como funciona o processo, acompanhe abaixo:

FIES 2019

  • Acesse o site Caixa Fies www.caixa.gov.br;
  • Informe o seu CPF e o código de verificação;
  • Clique na opção “Iniciar operação”.

Pronto, após ter seguido os passos ensinados acima você poderá ter acesso ao boleto do Fies. Para finalizar a operação basta clicar em “gerar boleto” e imprimir.


Depois de ter acompanhado essas valiosas informações a respeito do Fundo de Financiamento Estudantil, ficará muito mais fácil realizar a inscrição no mesmo. E caso tenha ficado com algum tipo de dúvida em relação ao FIES 2019, deixe o seu comentário logo abaixo e aguarde a nossa resposta o mais breve possível. Obrigado!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *